segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saramago

Ola,

Sexta de semana passada, se nao me engano, morreu o escritor que mais admiro: José Saramago. Unico (se nao me engano também) da lingua portuguesa a ganhar o Nobel de literatura (o proximo serà o pauno coelho???). 'Ensaio sobre a cegueira', 'Evangelho segundo JC', 'Intermitencias da Morte', 'Caim'.... sò pra citar alguns dos que li. Em cada livro dele consegue-se extrair pérolas como:

"Nossa maior tragédia é não saber o que fazer com a vida".
"Por causa e em nome de Deus é que se tem permitido e justificado tudo, principalmente o mais horrendo e cruel."
- "O universo não tem notícia da nossa existência."
- "


As perguntas: “Quem és?” ou “”Quem sou?” têm respostas fáceis: a pessoa conta a sua vida e assim se apresenta aos outros. A pergunta que não tem resposta formula-se de outra maneira: “Que sou eu?” Não “quem” mas “quê”. Aquele que fizer essa pergunta enfrenta-se com uma página em branco e o pior é que não será capaz de escrever uma palavra que seja.
"
- "Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa somos nós"

Fiquei triste, de verdade, pela morte do José. Hoje, em sala de aula, fui falar com os estudantes de como eu gostava dele, de como eu fiquei tenso vendo o 'cegueira' no cinema (a ponto de morder meu braço... de raiva dos adolescentes que viam  o filme no cinema comigo), e de como o filme é excepcional, e que o livro é melhor ainda. Poucos ja tinham lido alguma coisa do José... na idade deles eu nao tinha lido NADA. Aconselhei a leitura... e aconselho para qualquer um, em qualquer idade. Ler o dialogo entre Jesus, Deus e o diabo no 'evangelho' é simplesmente FENOMENAL!!! Tentar visualisar o que o José tentou dizer com a 'cegueira branca' é FENOMENAL!!! Viajar junto com o José em seus livros é FENOMENAL!!!

Enfim... menos uma cabeça das mais pensantes no mundo.

Para finalizar, sobre a morte do José: "Nao hà palavras, Saramago levou-as todas."

Abraço

Nenhum comentário: