terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sobre a educação e a falta dela no Brasil

Oi. Jóia?

Então... estamos passando por um tempo complicado. Greve, paraliSações (sim, com S... fiquei sabendo hoje), etc. Mas, onde está a MOBILIZAÇÃO??? Sobre isso que quero escrever.  vou escrever em meu nome, como professor universitário e principalmente como cidadão hipócrita brasileiro.

Nesta quarta grande parte das IFES (instituições federais de ensino) irão fazer um dia de paralização. Motivo? Salário, progressão acadêmica, carreira profissional. Lutas justas, concordo em partes. Mas eu penso que podemos fazer mais e melhor. Se não quiser ler tudo, pule para o final que tem um resumo lá! :-)

Primeiro ponto: A educação brazuca está ruim. Quem dá aula em universidade ou faculdade tá sempre reclamando: "Ah, mas o moleque não sabe somar, não sabe função, não sabe português, não sabe geografia nem história básica." Sim, reclamamos, mas o que fazemos de fato? NADA. Os sindicatos, ou os movimentos professoris (paródia com movimentos estudantis), são inúteis. Brigam pelo salário, dizem que vão cumprir assessoria jurídica e tal. Masqual a ideologia do magistério superior brazuca? Nenhuma. Não há ideologia, não a luta de fato. Brigamos pelo nosso bolso, ou o volume do mesmo, e nada mais.

Como dito acima, reclamamos muito dos estudantes de hoje. Mas, qual a situação da escola fundamental e média no Brasil? Professores extremamente mal remunerados, condições estruturais nulas, estudantes que não tem porque se motivarem. E fica essa briguinha de classes querendo, cada qual, aumentar apenas o volume de seu bolso e o que está contido, monetariamente falando, nele.

Quando eu digo que o salário do magistério superior brasileiro é bom, quase me crucificam. Mas, sinceramente, é bom... compare com o salário do magistério fundamental e médio. OK, se compararmos com a corrupção e os salários dos deputados, vejo que estamos defasados. Se compararmos com o salário de um jogador de futebol de time grande, estamos defasados. Mas e o salário do professor do fundamental, quão defasado está? Qual a estrutura que o professor do ensino básico possui?

Dito isto sobre salários e estrutura do BÁSICO, passarei pro meu segundo e último ponto: a estrutura do ensino SUPERIOR brazuca. O governo Lula implantou o programa REUNI, re reestruturação das IFES. Cada universidade fez o seu projeto REUNI (que eu saiba, todos os projetos foram feitos "nas coxa" e mal formulados), e está tentando implantá-lo da melhor forma possível. Leciono num Campus REUNI e posso afirmar com absoluta convicção que este programa está inteiramente atrasado. Não temos laboratórios de pesquisa E de ensino, não temos calçada nas ruas, não temos biblioteca, não temos SALA DE AULA, estamos escassos de docentes e técnicos administrativos.

Sim, possuímos um corpo humano muito forte e destinado a fazer com que nos tornemos um centro de excelência, mas sem estrutura física BÁSICA é impraticável. O que temos de docentes, técnicos administrativos e discentes é nível "libertadores." Não temos um time fraco aqui. Mas, se não tivermos um centro de treinamento e um gramado razoável pra jogar, fica impossível. Estou há um ano no Campus e até hoje prometem, prometem, prometem a nossa estrutura física e NADA. Estamos chegando no limite de não possuirmos salas de aula para lecionar, o que é deveras lamentável. Tentamos fazer nossas pesquisas, e temos conseguido lentamente (visto a infinita carga burocrática que pegamos, e temos que pegar... alguém tem que fazer o bonde andar), mas em breve chegaremos ao ponto de doar nossas áreas de pesquisa para se tornarem salas de aula (você deve estar pensando que isto é certo, mas a grana é destinada para pesquisa... claro que se for o absolutamente necessário, fazemos).

Universidade brasileira é, em tese, baseada em três princípios básicos, todos seguidos de um adjetivo comum e essencial. Os princípios básicos: ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO. O adjetivo: "QUALIDADE." Temos e devemos retornar à população brazuca estes pilares, e com qualidade!!!

Resumo:

Dos dois pontos sobre a paralisação/mobilização: 1) Devemos apoiar e lutar junto para transformarmos o salário do profissional educador da educação fundamental e média em um valor justo e dar a este profissional condições decentes de trabalho; 2) Devemos apoiar e lutar para consolidar a educação de nível superior de qualidade no Brasil.
A carreira profissional de um docente em qualquer nível depende fortemente destes dois pontos.

Mas porque eu coloquei lá no início que sou hipócrita? Porque nós, sim... eu, VOCÊ, NÓS... NÓS somos hipócritas. Eu nos defino como bebezões chorões... vemos todos os dias os políticos (não todos) em seus esquemas de corrupção e o que fazemos? "Xingamos muito no twitter", ou vamos pra um buteco e reclamamos com nossos copos cheios de cerveja, ou ficamos reclamando no almoço, ou reclamamos em qualquer lugar. Mas não fazemos NADA. Onde está aquela juventude da década de 60/70? O que os pais de hoje, adolescentes e recém adultos daquela época, ensinaram aos seus filhos? A serem comodistas, assim como eles se tornaram? ONDE ESTÁ O BRIO DAS PESSOAS? ONDE ESTÁ A VONTADE DE FAZER MUDAR, DE FAZER ACONTECER, DE TORNAR ESTE UM PAÍS GRANDE?

Sou um hipócrita, admito. Reclamo e não faço nada. Mas quero, e vou mudar minha atitude. Tenho 3 opções: 1) ser comodista; 2) desistir; 3) lutar. Eu escolho a 3a, e você?

Bjo,

Leo

Nenhum comentário: