sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Proposta de "programa de governo" para Florestal -> 2012


Oi. Jóia?

Pode parecer ingênuo ou óbvio demais o que vou escrever aqui agora, mas estava pensando aqui nas eleições municipais de ano que vem, e decidi colocar alguns pontos que penso serem essenciais aos candidatos. Com o progresso da cidade coisas boas e ruins vem pra cidade, e acho que temos que maximizar as boas e minimizar as ruins. Então, lá vai:

-        Segurança:
-       A cidade é segura, um tanto por ser provinciana, mas também porque não possui pontos de acesso fáceis. Estes pontos podem ser fiscalizados com câmeras eletrônicas que funcionem.
-        É urgente que se faça uma reciclagem no corpo policial de Florestal, para que eles atendam à Lei, e não aos pedidos de uns ou outros. Alguns policiais, poucos de fato, se acham acima da Lei, e isto deve ser abolido.
-        Drogas: é possível fazer um trabalho em conjunto da PM com a vigilância universitária para que haja um controle e um projeto educacional com os estudantes e a população da cidade, de modo a diminuir o uso e a entrada de drogas na cidade.
-        A entrada da cidade (o castelinho do prefeito) pode ser usada como ponto de apoio para a polícia, pois o caminho do Campus até a cidade é perigoso e escuro. Inclusive este caminho pode ser melhor estruturado e iluminado.
-        Educação:
-        As escolas de Florestal são relativamente boas: municipal, estadual e o Campus/CEDAF. Uma proposta é de reciclar os professores das escolas, e ampliar o acesso da população da cidade e da população rural.
-        Pode-se pensar também em um curso pré-ENEM/pré-vestibular, de baixo custo, em conjunto com o Campus, onde é possível aproveitar bons estudantes das licenciaturas do Campus para lecionar.
-        Criação de uma creche de baixo custo, possibilitando que as mães e os pais tenham oportunidade de trabalhar.
-        Cultura:
-        A cidade é carente de espaços culturais, e é sabido que cultura e esporte são essenciais para manter jovens fora da marginalidade. A praça em frente a igreja é um excelente lugar (assim que sua reforma terminar) para se fazer apresentações de bandas, orquestras, grupos teatrais, capoeira, mostra de cultura negra, etc. É possível fazer inclusive sessões de filmes brasileiros e estrangeiros no salão paroquial da igreja matriz.
-        No espaço da AESE seria ótimo para, de quando em vez, ser utilizado para festivais de música: sertanejo, jazz, blues, rock, samba, etc. Atrações musicais bem organizadas podem valorizar o relacionamento entre cidade e estudantes.
-        Uma ideia é de se fazer uma gincana anual que englobe toda a cidade. Um torneio, do estilão de gincana mesmo com atividades culturais e esportivas no estilo “corrida”, com equipes grandes e que proporcione aos moradores da cidade (jovens, adultos, estudantes ou não) a conhecer a cidade e a se divertir na cidade.
-        Esporte:
-        Vide a gincana acima.
-        É possível, com a atual população da cidade, fazer um campeonato organizado de Futsal, de vólei, de basquete, de peteca, etc. “E é sabido que cultura e esporte são essenciais para manter jovens fora da marginalidade.”
-        Pode-se manter contato com grupos de corredores e ciclistas de BH para fazer passeios de bicicleta ou corridas na LMG818.
-        Manter um programa de esporte exclusivo para a terceira idade, com programas de alongamento, caminhadas, e apoio de saúde com medições de pressão, glicose, tecido adiposo, etc.
-        Transporte:
-        O transporte público de Florestal é muito deficitário. É necessário entrar em contato com prefeituras próximas (Pará de Minas? Juatuba? Oi?) e tentar ônibus diretamente para a rodoviária de BH, ônibus de viagem, mesmo que sejam poucos horários por dia. Esta iniciativa não exclui a melhoria do transporte que já existe, o ônibus até a estação eldorado 3593 (tá certo?).
-        O transporte para o Campus é necessário e urgente, pois a acessibilidade até o mesmo é nula. Pode-se pensar um transporte de baixo custo (R$1,00, R$1,50), em poucos horários, mas horários estratégicos, que levem a população até o Campus e vá desde a parte baixa da cidade até a parte alta.
-        Relação com o Campus:
-        A relação da cidade com o Campus, às vezes, aparenta ser um tanto quanto tensa. Esta relação pode, e deve, ser melhorada com projetos de extensão universitária como projetos da aplicação da ciência no dia a dia da cidade, como o uso da agronomia nas áreas rurais do município, etc. O Campus TEM que enxergar com bons olhos a cidade.
-        A cidade TEM que enxergar com bons olhos o Campus, pois só assim este atrito será diminuído. A cidade deve enxergar que o Campus é a principal fonte de renda da cidade. E a prefeitura tem papel essencial nisto, divulgando e trabalhando junto o progresso do Campus. Pode-se pensar em acordos com a câmara de dirigentes lojistas de Florestal de modo a incentivar o comércio e prestação de serviços de bens atrativos a estudantes e funcionários.
-        O Campus deveria incentivar os funcionários a morarem na cidade, e não estou falando na vila dos funcionários, mas na cidade, pagando aluguel e comprando imóveis. Para isto, a prefeitura poderia negociar incentivos para quem quiser se mudar para a cidade.
-        Estrutura da cidade:
-        A cidade sofreu com as chuvas do final deste ano (2011). Se faz necessário para hoje uma estruturação da parte baixa da cidade, com canalização dos riachos e a melhoria das pontes.
-        O CRAS pode ser ampliado e seu serviço idem.
-        É necessário também uma fiscalização severa de todas as obras, barragens, represamentos e construções da cidade, dos sítios e das áreas rurais do município.
-        Penso que é factível fazermos uma pesquisa para saber quais os setores da cidade necessitam de ampliação e melhorias. Quais setores da cidade necessitam de uma melhoria no comércio, por exemplo?
-        As ruas da cidade, e a sinalização das mesmas, podem ser melhoradas.
-        O sistema de esgoto da cidade deve ser melhorado, é difícil vermos bocas de lobo nas ruas e a parte sanitária deve ser totalmente reformulada.
-        O sistema de energia elétrica da cidade foi melhorado, mas quando chove sempre há muitos picos de eletricidade, o que danifica os aparelhos da população.
-        O município pode entrar em contato com prestações de serviço que somos extremamente carentes como internet e bancos. É inadmissível a falta de pelo menos um caixa eletrônico do Banco do Brasil numa cidade como Florestal. A falta de internet banda larga, por descrédito das operadoras, também é uma falta.
-        Saúde:
-        A cidade pode entrar em contato com o plano de saúde da UFV, o AGROS, de forma que ele amplie o posto de saúde da cidade, com ambulâncias novas e um centro de tratamento intensivo ou uma unidade com mesmo fim. O mesmo contato pode ser feito com outras instituições, como UNIMED, São Vicente de Paula, etc.
-        O Campus e a cidade devem entrar em consenso sobre a utilização do posto de saúde de cada um, pois é um absurdo também que seja negada a utilização por parte de um cidadão brasileiro, sendo que há vagas,  de um posto de saúde. Penso que é possível um meio termo para melhorarmos o atendimento de saúde em ambos os postos.
-        Manter, em conjunto com o Campus, um sistema de controle da saúde dos idosos da cidade (vide a parte de esportes).

Enfim, tenho mais ideias sobre isto, mas agora não estou conseguindo colocar no “papel”. Creio que várias outras pessoas tem ideias semelhantes e contrárias. Mas notem que estou pensando no bem da cidade, e desprezo qualquer pensamento que leve ao crescimento do bolso de alguns e da falta de ética.

Abraço, ótimo 2012. E pensem... urna não é penico!

Leo

4 comentários:

nãna disse...

Parabéns,Leo.Vc tem boas ideias .

Anônimo disse...

Boas ideias, mas pra fazermos valer temos q ter voz ativa ou seja quem ainda nao transferiu seu titulo de eleitor para florestal o faça enquanto a tempo, pq depois nao adianata reclamar da administraçao da cidade, pq o mmomento de tentarmos fazer qq mudança é agora...

Anônimo disse...

Isso não é um plano de governo, colega, são apenas críticas iguais a que todos fazem sobre a cidade.

Leo Diagonal disse...

Por isso q nao me candidato, nao sei o q é plano de governo! ;)
Se sao criticas q todos fazem, pq elas nao sao solucionadas?

Enfim! Isso... :)