terça-feira, 19 de julho de 2011

Globo, novela, e afins

Oi, jóia?

Então, to aqui em JM, na casa dos meus pais. Sempre que venho aqui acho interessante (e fico com raiva) que o papo é SEMPRE o mesmo, entre algumas das pessoas que convivo (excluindo KRG, Flavio, Leandro, Frank, etc): novela + quem morreu na cidade + fofocas gerais.

Falam de politica? Sim. Quem deixou ou nao o cargo na prefeitura, qual o escandalo mais recente, quem ta comendo quem, quem morreu. (Nao curto)

Falam de esporte? Sim. Muito. (OK, disso eu tb curto! ;-))

Falam de economia? Nao. Só de quem ta devendo quem, quanto devo pagar de conta, etc. (Nao curto)

Falam de cultura? Nao. Se vc acha que globo e novela e TVFama é cultura, entao eles falam de cultura. (Nao curto)

Enfim, a quem se deve a culpa disso? As novelas da Globo e a propria emissora. Tudo na tv plimplim é manipulador. JN, manipulador. Caldeirao do Huck, manipulador. Transmissao esportiva, manipulador. Mas o que mais me impressiona são as novelas.

Aqui temos Sky. MASSA! Passa Simpsons agora. Passa Discovery Channel agora. Passa BandNews agora. Passa filme agora. Mas nao. TODAS as TVs tem que estar vendo a danada da novela. Novelas futeis, enredos pessimos (veja uma que vc ja viu todas). E o papo do outro dia é mais ou menos assim:

- Nossa, essa novela das 8 ta HORRIVEL! Nunca vi uma pior. Mas vc viu que o XXX nao vai casar com a YYY pq ele ta traindo ela com a MMM??? Ele é cafageste demais! (XXX, YYY e MMM sao personagens da teledramaturgia brazuca, qualquer soap opera q vc imaginar)

SEMPRE falam mal da novela, mas assistem e discutem TUDO. E dai chega o jornal, em papel, que maravilha. Eu: "Vamos ler, me passa ai a parte de esportes, e a de politica/economia!!!" Resto: "EBA, quem que o ator/atriz XXX esta pegando agora? Nossa, essa ai fez plastica! Nossa, que corpao que essa fulana tá! Ah, deixa eu ver o que vai acontecer na novela de hoje!" Como assim? Ver o que vai acontecer na novela e vê a porra da novela? Aff... é difícil DMAIS ver pessoas inteligentes e instruídas vivendo num mundo tão fútil e banal quanto ao das novelas globais.

Enfim, eu culpo em primeiro lugar a Xuxa. Sim, a Xuxa descerebrou o que chamamos hoje de "pessoas na idade entre 20 e poucos e quase 40 anos no Brasil". Estas pessoas, em sua grande parte, estão descerebradas, por conta do Xou da Xuxa na década de 80. Em segundo lugar eu culpo a Globo, que com suas novelas e manipulações acabam por emburrecer o povo brazuca.

Um desabafo, bjotchau.

L

Um comentário:

Sheila Folgueral disse...

Genial =)