quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rock

Oi, jóia?

Ontem foi dia mundial do rock. Fizemos uma festcheeeeenha aqui, bão também. Casa da destruída, meu corpo me odeia, mas a festa foi ótema.

Mas porque um dia mundial do rock? O que este gênero musical tem de tão importante? Porque ele é tão amado e tão marginalizado? Enfim... resolvi escrever algo a respeito, enquanto minha ressaca me domina.

Rock and roll, nascido de uma junção da música negra americana, o blues e o jazz, nasceu aproximadamente no comeco da decada de 50 (little richards, chuck berry, elvis, etc) e daí pra frente não parou mais. Vários subgêneros surgiram, o hard rock, o heavy metal, o punk rock, progressivo, grunge, glam metal, nu metal, new metal, post rock, etc etc etc.

Vamos colocar assim: mais de 50 anos de um genero musical, talvez o genero mais popular do mundo, e mesmo assim os ouvintes de rock costumam ser estereotipados como incultos, arruaceiros e delinquentes. Porque?

O rock, assim como o blues, sempre foi um estilo musical de contestação. Talvez o exemplo mais claro seja o punk. E quem normalmente contesta alguma coisa? As classes reprimidas, as classes marginalizadas. Daí consigo entender que o rock é, e na minha opinião deve ser, a música dos "marginalizados", de delinquentes e arruaceiros. Ora, quem normalmente contesta tem que se mostrar, exigir e fazer acontecer, e isto muitas vezes é considerado atitude delinquente. OK, isto consigo entender. O rock é contestador, e por isso é "delinquente". E deve ser assim! Restart não é rock!

Mas, pq as pessoas que escutam rock sao consideradas loucas e incultas em várias situações? Nao sei, e nao quero saber... acho inclusive o contrario, para entender a harmonia do rock deve-se ter, sim, um mínimo de "inteligencia". Uma vez ouvi de uma pessoa que o fato de eu nao gostar de Chico Buarque implicava que eu era menos inteligente que ela. Enfim, vou nem comentar.

O que mais eu gosto do rock é que as musicas sao feitas, em sua grande parte, por paixão, por tesão. Nao acredito em sertanejos e em forró tipo falamansa, pois estas musicas sao feitas para vender. Nao há paixao. Nos vocais, e nos solos de guitarra/baixo/bateria, e nos riffs, de uma banda de rock há paixão. Eu consigo sentir isto. Música que me faz sentir paixão, que me faz sentir no sentido estrito da palavra, isso pra mim é rock. Sinto isso ouvindo Pearl Jam, Metallica, Iron Maiden, Led Zeppelin, Pink Floyd, etc.

Rock é paixão. E o rock and roll vai salvar o mundo!

Feliz dia pós rock!

Abraço,

L

Nenhum comentário: