sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Doutorado

Coloquei ai em baixo o que seria um doutoramento, num sentido formal da palavra. Mas queria colocar o que eu acho sobre isso tudo, e claro colocando mais enfase no que eu estou vivendo nessa fase (que nao é mais dificil que as fases de agua do Mario).

Doutorado é um periodo em que se aprende muito, se especializa num campo de pesquisa, no meu caso 'mecanica quantica de sistemas abertos em sistemas de variaveis continuas' (am?). A especializacao é enorme, o funil aperta muito, o que é bom em termos de pesquisa, porém é ruim em termos academicos. A gente acaba deixando de lado fisica basica, e quando pega pra estudar é um sufoco.

Mas a minha experiencia maior foi no ambito pessoal (gastei... soh nao sei se ta certo... e nao tenho acento no teclado, mals ae). Hoje eu acredito que sou uma pessoa mais calma, mais experiente (dah), mais comunicativa, mais confiante (nao muito, mas mais...), etc. Passei por momentos ruins, poucos e bons pois aprendi pra danar com eles, e passei por momentos excelentes, a maioria absoluta, ainda bem. Conheci gente bacana demais, e ja estou um pouco cabisbaixo de pensar em sair de BH. Um pouco é muito pouco, estou MUITO cabisbaixo. TODOS(AS) foram extremamente importantes, sem excecao.

Hoje acho que posso passar um bom tempo pensando em mim e em pesquisa, sem pensar bobagem em ambas as coisas. Talvez isso seja um doutor. Sei de uma coisa, com certeza: nao construi isso sozinho, nao conseguiria, mas tenho minha parcela de 'culpa'; uma culpa boa, claaaaro!

E bate uma ansiedade... né pouca nao. Mas, isso ia acontecer, com qq um.

Uma coisa engraçada: os 4 anos de doutorado passaram MUITO mais rapido que os 4 anos de graduacao. Mas MUITO, MUITO mais rapido.

Enfim, num doutorado a gente aprende, muito (DAH). Imagens falam mais que palavras as vezes, nao? http://picasaweb.google.com.br/leodiagonal/MomentosDeUmDoutorado#

Nenhum comentário: